27/11 10h :: Feira Preta 15 anos :: Museu de Arte do Rio e Praça Mauá

Feira Preta chega ao Rio de Janeiro!

O festival acontece no Museu de Arte do Rio (MAR) e Praça, das 10h as 00h, e vai reunir cerca de 100 expositores, dezenas de artistas, além de colaborar com o fortalecimento das redes entre jovens, artistas, acadêmicos e empreendedores. Toda a programação é GRATUITA.

feirapreta

Serão dois dias com diferentes atividades, atrações culturais e feira com expositores de moda, acessórios, gastronomia, literatura, entre outros. A Feira Preta realiza ainda o Festival Black Codes, em que artistas e empreendedores negras e negros compartilham suas ideias e boas práticas em economia criativa, integrando representantes de diversas linguagens artísticas como música, cinema, fotografia, artes plásticas e dança. Ao final das apresentações, um processo colaborativo de co-criação entre os participantes pretende desenvolver estratégias de inovação e inventividade social e empreendedora. Estas atividades têm vagas limitadas ao espaço, que podem ser reservadas pela internet.

Confira a programação completa da Feira Preta no Rio de Janeiro:

DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO.

Palco, na Praça Mauá

10h – Dj Residente: Dj Marcell – Rádio Preta
11h – Companhia Mariocas (Tambor de Crioula)
12h – Terreiro de Breque
13h – Dj Residente: Dj Marcell – Rádio Preta
14h – Roda de Samba
15h – Tambor de Cumba
16h – Dj Residente: Dj Marcell – Rádio Preta
16h30 – Dj Tamy
17h30 – Velhos Malandros convida:

– André Muato
– Fabíola Machado (Moça Prosa)
– Luciane Dom
– Maryzelia
– Vinícius Santos

19h30 – Festa Batekoo
21h20 – Encerramento com Filhos de Ghandi

Festival Black Codes, no auditório do MAR

9h30 – Feminismo Negro (inscrições esgotadas): Mulheres negras e ativistas falam sobre suas vivências e dos desafios que enfrentam em diferentes áreas de atuação, da literatura à política, do ambiente acadêmico à comunicação em rede. Com Djamila Ribeiro (Filósofa e pesquisadora na área de Filosofia Política e Secretária-Adjunta dos Direitos Humanos do Município de São Paulo), Giovana Xavier (profª da UFRJ e coordenadora do Grupo de Pesquisas Intelectuais Negras da UFRJ), Jarid Arraes (cordelista e autora do livro As Lendas de Dandara), Larissa Santiago (feminista negra interseccional, publicitária e uma das coordenadoras do Blogueiras Negras) e Nina Silva (escritora, pesquisa sobre a presença de mulheres em cargos de liderança). Mediação de Juliana Gomes (jornalista do Brasil de Fato e colunista do Calle2). Inscrições esgotadas.

11h30 – Afroconsumo: Na última década, os afro-consumidores brasileiros fortaleceram um “nicho de mercado” e, neste painel, empreendedores e empresas que já atuam ou têm interesse em atender a esta crescente demanda, dialogam sobre suas estratégias, desafios e ganhos. Participam Fernando Montenegro (Etnus), Nathália Cabral (Google e YouTube Brasil), Nanda Cury (Blog das Cabeludas e Marcha do Orgulho Crespo), Élida Aquino (Afrobox), Diego Gervaes (Black Codes) e Patrícia Moura (Heads Propaganda). Mediação de Thais Ramos (Hola! Interncâmbio e Cultura, criadora do blog “Se não me vejo, não compro”). VAGAS LIMITADAS. Para se cadastrar: http://bit.ly/afroconsumofeirapreta

14h – Transição Capilar: Nos últimos anos o movimento de transição capilar viralizou na internet. Cansadas do alisamento, blogueiras e youtubers compartilham dicas e informações para incentivar quem quer assumir os cabelos crespos e cacheados. Sobre o potencil de fortalecimento identitário que este movimento representa, falam as idealizadoras da Marcha do Orgulh
o Crespo, Encrespa Geral, integrantes do coletivo Meninas Black Power e do coletivo Youtube do Amor. Mediação de Cássia Marinho (tecnóloga em Beleza, Estética e Imagem, pós graduada em Cosmetologia aplicada). VAGAS LIMITADAS. Para se cadastrar: http://bit.ly/transicaocapilarfeirapreta

– – –
VOCÊ SABIA?
720 milhões de copos descartáveis são jogados no lixo a cada dia no Brasil? Por isso, durante todo o evento, a Feira Preta em parceria com Meu Copo Eco utilizarão copos reutilizáveis e personalizados, em várias cores. Você vai adorar!

COMO FUNCIONA:
Você deixa R$5,00 para seu copo reutilizável no caixa, no momento que comprar sua primeira bebida. Bebe no copo durante todo evento. Ao final, você pode levar para casa como lembrança ou simplesmente devolver e pegar seu dinheiro de volta.

Por um mundo com menos lixo! Feira Preta e nosso planeta agradecem sua colaboração.

– – –
SERVIÇO

Feira Preta no Rio de Janeiro
Onde? Museu de Arte do Rio de Janeiro e Praça Mauá, no Centro, Rio de Janeiro
Quando? Dias 26 e 27 de novembro, das 10h às 00h
ENTRADA GRATUITA


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s