05/11 19h :: CentenáRIO com Casuarina :: Praça Mauá

Praça Mauá recebe shows gratuitos de Casuarina (com participações de Moyseis Marques, Nilze Carvalho e Pedro Miranda) e Paulinho da Viola, dias 5 e 6 de novembro, em homenagem aos cem anos do samba.

centenario

Foi ali, na região conhecida como Pequena África, ao redor da renascida Zona Portuária do Rio de Janeiro, que ele foi gerado. O samba, filho da festa e da informalidade, completa cem anos e volta para casa: o CENTENÁRIO SAMBAintegrado à programação do FESTIVAL VILLA-LOBOS, leva ao público dois grandes shows para celebrar a história da principal matriz cultural do Brasil. Dia 5 de novembro, sábado, quem comanda a noite é o CASUARINA, que recebe no palco aberto da Praça Mauá MOYSEIS MARQUES, NILZE CARVALHO e PEDRO MIRANDA. No domingo (6) é a vez de PAULINHO DA VIOLA fazer a festa. Os shows, gratuitos, começam às 19h.

05/11/16 – CASUARINA :: Participações especiais Moyseis Marques, Nilze Carvalho e Pedro Miranda, 19h

O grupo – que tem 15 anos de carreira, sete discos e dois DVDs lançados e está entre os pioneiros da reocupação da Lapa – faz um passeio pela cronologia do samba ao lado de seus convidados, também lapianos, Moyseis Marques, Nilze Carvalho e Pedro Miranda. Além de uma seleção de sambas históricos, esse enredo centenário vai ser costurado por canções da safra autoral do quinteto.

O repertório começa com uma homenagem aos primeiros compositores, como Donga (“Pelo Telefone”) e Sinhô (“Jura”), e segue com a geração de Ismael Silva (“Se Você Jurar”) e Noel Rosa (“Com Que Roupa?”), que moldou o samba da maneira como o conhecemos. Na sequência vem a fase em que o ritmo ultrapassou as fronteiras cariocas e ganhou o Brasil, com Ary Barroso (“Isso Aqui o Que É?”) e Assis Valente (“Brasil Pandeiro”). O gênero vira instrumento político pelas mãos de Zé Keti (“Opinião”) e reafirma suas origens nos subúrbios, com Fundo de Quintal e Cacique de Ramos, abrindo caminho para Luiz Carlos da Vila e Zeca Pagodinho e para os novos clássicos do século XXI. O final vai reunir todos os convidados no palco cantando sambas-enredo de algumas das principais escolas do Rio.

O Casuarina é formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (percussão e voz), João Cavalcanti (percussão e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho).

É o Festival Villa-Lobos comemorando os 100 anos de samba!

CENTENÁRIO SAMBA
Dias: 05 e 06/11/16 (sábado e domingo)
05/11/16 – Casuarina (participações especiais de Moyseis Marques, Nilze Carvalho e Pedro Miranda)
06/11/16 – Paulinho da Viola
Horário: 19h
Local: Praça Mauá
Classificação etária: livre
EVENTO GRATUITO

Confira a programação completa no site
www.festivalvillalobos.com.br


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s