03/08 15h :: Abertura Casa México :: Museu de Histórico Nacional

O programa de exposições do Museu Histórico Nacional, durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, promove o encontro de México e Rio, as duas cidades-sede latino-americanas em 1968 e 2016, procurando construir pontes históricas a partir da instalação da Casa México.

casamexico

______________________________________

México premiará os habitantes do Rio de Janeiro e os assistentes a os Jogos Olímpicos de 2016 com um programa cultural intitulado Casa México Rio 2016.

A Casa México vai ser instalada no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, uma localização privilegiada dentro do chamado Corredor Cultural dos Jogos Olímpicos.

A Casa México será um espaço que apresentará diferentes manifestações culturais, incluindo a exposição “Magia do Sorriso no Golfo do México”, uma mostra arqueológica que permanecerá em exposição até 2 de outubro, e que estará no Rio de Janeiro com a colaboração da Secretaria da Cultura do México, o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) e da Embaixada do México no Brasil.

Também farão parte do programa da Casa México a exposição “América Latina, Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016”, apresentando uma mostra comparativa do design gráfico aplicado no México 1968 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Este trabalho é a iniciativa do Patronato Ruta da Amistad A.C. e estará em exposição até 18 de setembro.

Uma exposição adicional, “Frida e Eu”, é uma proposta de interação com a arte da pintora mexicana Frida Kahlo, e será dirigida aos meninos e meninas que visitam a Casa México. Esta mostra será possível graças à colaboração do Ministério da Cultura do Brasil y do Museu Histórico Nacional.

A Casa México também vai sediar alguns eventos privados promovidos pelo Comitê Olímpico Mexicano, tais como reuniões de integração, medalhas de comemoração e conferências de imprensa.

Por fim, a Casa México vai acolher um espaço de convivência, com transmissões ao vivo dos Jogos Olímpicos, bem como um corredor para promoção turística patrocinado pelo Conselho de Promoção Turística do México, e de artesanato mexicano, concedido para a exposição pelo Fundo Nacional para a promoção de Artesanatos de México.

[Horários]:
Terça-feira a sexta-feira – 10:00 a 17:30
Sábado e domingo – 14:00 a 18:00

(Programação especial em eventos destacados da participação mexicana nos Jogos Olímpicos).

Entrada gratuita para os espaços de convivência.

Preços do Museu para entrada nas exposições: R$ 8,00 de terça a sábado. Entrada franca aos domingos.

[Mais informações]:
Adolfo Zepeda Soria
Consulado-Geral do México no Rio de Janeiro
(5521) 3262 3202

Museu Histórico Nacional
(21) 3299 0311 / (21) 3299 0300
E-mail: mhn.comunicacao@museus.gov.br

Credenciamento de imprensa: prensa@consulmexrio.com.br


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s