30/07 17h :: Aperte F5 Arte Urbana e Galeria :: Sesc Tijuca

Espaço de reflexão e debate sobre questões afins a práticas e fazeres socioculturais na contemporaneidade, o Aperte F5 terá como pauta em sua segunda edição de 2016 um tema há muito debatido porém ainda pertinente e atual: a tão delicada relação entre artes urbanas e o espaço da Galeria, e o trânsito entre elas.

apertef5

Considerado pela sociedade como unidade de sujeira e “uma onda gorda de expressão raivosa”, nas palavras da artista plástica e grafiteira Joana Cesar, o piche se distancia cada vez mais dos grafites na medida em que aumenta a aceitação e consequente absorção deste pela arte contemporânea, transferindo-se para dentro das galerias de arte. Será esse o caminho “natural” desta arte que surgiu em meados dos anos 60, ganhou força no Brasil na década de 90 e ainda hoje conserva alguns traços do piche? A dicotomia rua/galeria, público/privado, dentro/fora e a intenção higienizadora semi-velada que permeia essa discussão também estará em pauta. Afinal, qual é a diferença entre o picho e grafite? Essa e algumas outras inquietações estarão nas falas do dia.
Com o propósito de apresentar suas diferentes trajetórias e infindas possibilidades de fluxos pela cidade, convidaremos:

⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡

❂ Joana Cesar: artista plástica conhecida por suas enormes e (quase) indecifráveis mensagens espalhadas sobre os muros da cidade, o que incluiu grande intervenção nos braços de sustentação da extinta Avenida Perimetral, em 2012. Sua identificação com os pichadores e utilização da rua e tela como suportes para o seu trabalho, simultaneamente, com facilidade de diálogo com Galerias de arte, justifica a importância da sua presença nesse debate.

❂ Djan Ivson: integrante do grupo Cripta e consagrado em uma das modalidades mais arriscadas da pixação, a escalada, o referido artista contribuiu imensamente para a entrada da pixação no mundo da arte e participou de importantes exposições como: a “Né dans la Rue” na Fundação Cartier (Paris 2009), 29º Bienal Internacional de Arte contemporânea (São Paulo 2010) e na 7ª Bienal de Berlin (Alemanha 2012).

❂ Ana Paula Gualberto: Integrante da crew dois8oito, ex-pichadora e hoje produtora, falará da importância da sua trajetória na pichação carioca para sua atuação na produção cultural. Vale ressaltar sua participação no filme independente “Luz, Câmera, Pichação”.

❂ Mv Hemp: Autodenominado ambulante cultural, poeta e grafiteiro, Hemp apresentará questões de quem vive a rua em todas as suas dores e sabores.

❂ Gustavo Coelho (mediador): Doutor e Prof. Adjunto de Educação na UERJ com pesquisa em produções estéticas jovens marginalizadas e negligenciadas, tanto por quem trabalha com cultura popular quanto com juventudes.

⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡⟡

Dia 30/07, 17h.
Local: Pátio das Tamarineiras ou Espaço Ânima
Classificação: Livre.
Grátis

Realização: SESC-Tijuca em parceria com o Norte Comum

Sobre o Geringonça:
Ponto de encontro para troca de experiências artísticas, intercâmbio de linguagens e ideias, voltado para o público que anseia por arte! Rock, blues, samba, vídeo, teatro, poesia, grafite, colagem, moda, dança contemporânea, fotografia, culinária, palhaçaria e o que mais vier, encontram-se num único projeto, construído em reuniões com equipe de jovens – núcleo básico de toda a dinâmica do projeto que reúne participantes ativos da sua produção.
saiba mais em https://www.facebook.com/projetogeringonca

Sobre o Norte Comum:
Somos uma rede de articulação que visa restabelecer meios de circulação e expressão cultural entre os bairros da Zona Norte.
saiba mais em http://www.facebook.com/nortecomum


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s