02/07 13h :: Ocupação Tiradentes Cultural :: Praça Tiradentes

Ao som do DJ CALANI
A Rede Tiradentes Cultural recebe as nações amigas e mostra a sua cara.

PROGRAMAÇÃO DA OCUPAÇÃO TIRADENTES CULTURAL

#pracatiradentes #ocupatiradentes #cultura #fotografia #exposicao #riodejaneiro #heyriodejaneiro #musica #arte

CONCURSO DE FOTOGRAFIA
Em julho, comemorando o inverno e a proximidade dos Jogos Olímpicos, a Rede Tiradentes Cultural promove seu segundo Concurso de Fotografia. O tema, dessa vez, será TIRADENTES RECEBE AS NAÇÕES AMIGAS E MOSTRA SUA CARA.

Basta postar sua foto da Ocupação na Praça Tiradentes no instagram com a hashtag #TCjulho2016 e marcar o @tiradentescultural durante os dias 02 e 03 de julho.

As 3 fotos mais criativas ganharão kits de publicações dos espaços integrantes da Rede. O resultado será divulgado no nosso perfil até o dia 16/07.

TIRADENTES.png

ALTER RIO
“alter Rio” é um projeto que registra novos lugares, novos cartões postais, novas formas dos cariocas se relacionarem entre si e com a cidade. Do latim, [alter] significa outro, e é um convite para uma viagem através da diversidade e pluralidade da cidade, quase sempre invisível mas nem por isso menos maravilhosa. Conhece mais no site www.10pt.org/alterrio

Vem conhecer e registrar a Praça Tiradentes, no dia 2 de Julho.
+info. contato@10pt.org

14h15 – AULA ABERTA
UM RIO DE PEQUENAS ÁFRICAS: a cidade em que a chibata de bater no corpo virou baqueta de bater no couro

O historiador LUIZ ANTONIO SIMAS falará sobre a história local, os povos africanos e suas religiões.

Luiz Antonio Simas é historiador e escritor. Tem onze livros e mais uma centena de artigos publicados sobre a cultura das ruas da cidade do Rio de Janeiro

das 14h até as 18h – 10APEGOS
A ação 10apegos continua com o troca-troca de livros e o espaço para as crianças.

Traga o seu livro e troque por um outro.

Contação de histórias para os pequenos com o Projeto de música para crianças: PASSARINHAR-TE.Criado em 2014, o PASSARINHAR-TE desenvolve oficinas a partir do universo de cantigas de roda, cirandas e tradição cultural brasileira.
https://www.facebook.com/passarinharte

das 14h até as 18h – JUBA LIBRE: Um ritual de transformação!!!

O Movimento Juba Libre é um projeto profissional de cortes de cabelo em lugares públicos e também em domicílio, que tem como principal objetivo valorizar os fios de cabelo do jeito que a Mãe Natureza os criou, estimulando ou devolvendo a naturalidade e liberdade dos fios!! O Movimento quer ousar, fazer diferente, transformar as pessoas e acredita que um corte de cabelo pode ser o estopim de uma mudança interior!!! Busca movimentar a economia criativa da cidade, através da ocupação de lugares públicos e participação em eventos, propiciando troca de contatos e experiências, troca de energia!!! Quer fomentar a acessibilidade do maior número de pessoas possível a um serviço de qualidade e originalidade, contribuindo para uma economia mais colaborativa e democrática!!!! Venha participar do novo Ritual da TransformAção e mudar o seu visual com o Juba Libre!!!!! Liberdade para os cabelos!!!!!

15h30 – EL MIRACULOSO SAMBAJAZZ
O quarteto surgiu em 2012, e traz a mistura dos ritmos brasileiros influenciados pelo Jazz americano, com repertório próprio e dando novos arranjos a composições brasileiras.
https://www.facebook.com/elmiraculoso.sambajazz?fref=ts

17h – INÊS CARREIRA E TAINÁ CALDEIRA apresentam o show “Lugar Comum”
Encontro de duas amigas, duas mulheres e duas histórias paralelas de música e de lugares – Lisboa e Rio de Janeiro.
A cantora portuguesa Inês Carreira e o violão carioca de Tainá Caldeira convidam a uma viagem intimista entre Portugal e Brasil, pátrias irmãs, onde dois sotaques se misturam na mesma vibração: dos amores, da saudade, da melancolia, dos lugares, das travessias, da fé, da Língua Portuguesa. Se é fado ou samba? É um Lugar Comum.
Cartola, Noel Rosa, Chico Buarque de Holanda, José Luís Tinoco, Sérgio Godinho, Caetano Veloso e a própria Tainá Caldeira são alguns dos compositores que contribuem para este encontro marcado entre as duas artistas.
https://www.facebook.com/in3scarreira/?fref=ts&pnref=story

18h30 – FORRÓ DE RABECA
Daniel Souto se apaixonou pelo instrumento há mais de dez anos e por conta própria desvendou os mistérios do instrumento. O Forró de Rabeca, formado por Daniel Souto (rabeca), Léo Cortez (percuteria), Júlio Brechó (persuasão), Pedro Castro (zabumba) e Max Dias (baixo), em sua segunda apresentação na TIRADENTES CULTURAL, terá a participação especial de Inês Carreira com uma grande surpresa para o povo da terrinha.
https://www.youtube.com/watch?v=A8eCXrYTIFw

Feira Gastronômica com 42 barracas oferecendo produtos até R$22,00.

Na véspera da cidade acolher milhões de turistas, por conta de um dos maiores eventos esportivos do mundo, a TIRADENTES CULTURAL recebe as nações amigas e reforça a aliança entre os povos. Além da culinária brasileira, a Feira Gastronômica destacará as iguarias originárias das nações já representadas em nossa Festa: Espanha, Itália, Peru, França, República Checa, Índia, Estados Unidos, Dinamarca, México, Argentina, Portugal e Alemanha.
Uma volta ao mundo por seus sabores!

Olhem quem está participando:

Aina Deli (BRA/EUA) / Alliata (ITA) / Big Head Food (EUA)/ Brownie Nobre Doces Finos (EUA) / Casa das Natas (POR) / Cerioca (BRA) / Ceviche Rj (PER)/ Compotinhas Agridoces(BRA/IND) / Confeitaria Querino (BRA) / Crepes Kelly Gourmet (FRA)/ Czech it Out (CZE)/ Dilicia Produtos Artesanais (BRA/IND)/ Du Sal (BRA)/ El Pueblo(ESP) / Empório Império (BRA/IND) / Empório Mandacarú (BRA)/ Entre nós (BRA)/ Espírito de porco (ITA) / Forster Haus comida alemã (DER) / Guto & Tata Sabores (BRA) / Hagar, o sanduíche (DEN)/ Hocus Pocus (BRA) / Hoje Tem Curry (IND)/ HUMMM…!- Tartas e Empanadas Argentinas (ARG)/ Malte Carioca (BRA) / Maní Bikeoca (BRA)/ Mão na Massa (BRA)/ MotoCerva (BRA)/ O Cuscuzeiro (BRA)/ O Molho (BRA/MEX)/ Pepper House – A Casa da Pimenta (BRA/MEX)/ Pétala Doce (BRA/EUA)/ Poderosa Na Chapa (BRA/EUA)/ Q, dose! (BRA)/ Quitanda Gastronomia (BRA)/ Refeitório (BRA)/ RockBird (BRA)/ SMbar (BRA/EUA)/ Sucos Raízes(BRA)/ Tia Coruja (BRA)/ VegHouse(BRA/IND)/ Xica Temperada(BRA)

PROGRAMAÇÃO DA REDE

– Centro Carioca de Design

Exposição BIOMIMÉTICA

A palavra Biomimética deve sua origem à fusão de duas palavras gregas, a saber : BIOS – vida e MIMESIS – imitação.

Um marco característico da Biomimética é a interdisciplinaridade. Este promissor campo de pesquisa combina os conhecimentos da Biologia com os da Engenharia; da Física; da Robótica; da Matemática; do Design e da Arquitetura.

O objetivo da Biomimética é transpor para a técnica as “descobertas da Natureza”, isto é: as soluções de problemas que ela vem resolvendo e otimizando há 3.8 bilhões de anos.

A exposição BIOMIMÉTICA é realizada pelo Laboratório de Biomimética da Esdi – Escola Superior de Desenho Industrial, com curadoria do Prof. Dr. Frank Barral.

De 16/06 a 30/07
2a a sábado das 10:00 às 19:00h
Praça Tiradentes, 48
centrocariocadesign@gmail.com
facebook.com/cariocadesign

– Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – Sebrae
ORIGEM VEGETAL
Panorama do artesanato brasileiro, predominando trabalhos de autoria coletiva, elaborados por cerca de 60 associações ou cooperativas artesanais, tanto rurais quanto urbanas, e por 19 etnias indígenas, além de cerca de 50 artesãos independentes. Há também peças concebidas e assinadas por designers que usam elementos artesanais e por artistas que alçam voos mais amplos, manifestando a poesia de seu imaginário.

De 22 de março a 24 de setembro de 2016
Praça Tiradentes, 67 – 71
Terça das 10 às 19 horas
Quarta a sábado das 10 às 17 horas
Entrada Gratuita
crab.sebrae.com.br

– Galeria Scenarium
AZUL COBALTO – Azulejos e Memórias
O Instituto Scenarium promove a exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”, na Galeria Scenarium. A mostra traz a Coleção do sócio do Grupo Scenarium Nelson Torzecki, garimpada, ao longo de mais de 20 anos. A exposição é composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de peças utilizadas dos séculos XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente.
Exposição permanente
Livre
Gratuito
Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro.
Funcionamento – terça à sábado 13 às 19hs | 1º sábado do mês 10 às 19hs
Contato | Tel 21 3147-9014

– Studio–X Rio
De segunda à sábado, das 10 às 19hrs.

PARAÍSO OCUPADO
Paraíso Ocupado é o resultado de uma longa pesquisa que procura revisitar e reconstruir o plano diretor Centro da Barra, mais tarde conhecido como Athaydeville, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Projetado por Oscar Niemeyer, foi oficialmente aprovado em 1970 (o arquiteto havia trabalhado 3 anos no projeto) e serviu de inspiração para o Plano Piloto de Lucio Costa, para o bairro como um todo, nas planícies de Jacarepaguá (1969).

A exibição é baseada em documentos inéditos que fazem parte de um arquivo abandonado encontrado nas ruínas da Torre H, uma das três torres circulares que foram construídas. A exposição conta com plantas arquitetônicas, desenhos, fotos, reportagens e maquetes.

– Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (SMC / Prefeitura do Rio)

Galerias 1, 2, 3, 4 e 5
A parceria do CMAHO com o FotoRio acontece mais uma vez, este ano com duas exposições: uma com coletivos cariocas que realizarão propostas fotográficas e outra individual do artista Carlos Vergara com uma grande retrospectiva da sua obra em fotografia. Até 23 de julho.

CARLOS VERGARA – Um Percurso em imagens
Exposição individual de fotografias e vídeos realizados por Carlos Vergara, mostrando a produção do artista no domínio da imagem técnica. Vergara foi precursor na exploração das potencialidades criativas da fotografia, iniciando essa atividade em 1972, com sua célebre documentação do bloco carnavalesco carioca Cacique de Ramos.
O artista utiliza sistematicamente em sua obra a fotografia como meio de expressão, antecipando assim em muitos anos a atual voga de seu uso pelos artistas plásticos.
A curadoria é de Pedro Vasquez.
06 de junho a 23 de julho
Horário: 2ª, 4ª e 6ª feira, das 12h às 20h; 3ª, 5ª e sábados das 10h às 18h

DELÍRIOS COLETIVOS – Coletivo Gráfico, MIÚDA, Norte Comum e Pandilla
A comemoração pelos 20 anos do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, o FotoRio 2016 traz a exposição Delírios Coletivos, que reúne trabalhos dos grupos Coletivo Gráfico, MIÚDA, Norte Comum e Pandilla. As obras têm como tema as ruas do centro da cidade do Rio e parte do método do Hélio Oiticica conhecido como “delírio ambulatório”, que consiste em circular pelas ruas com o olhar atento, recolhendo da paisagem ao redor objetos, resíduos e principalmente imagens – fotografias e vídeos.
Os quatro coletivos convidados utilizam a fotografia de diversas formas, integrando-a com outras propostas artísticas, como o audiovisual, a performance e a intervenção urbana, e, muitas vezes, políticas.
Curadoria: Julieta Roitman
06 de junho a 23 de julho
Horário: 2ª, 4ª e 6ª feira, das 12h às 20h; 3ª, 5ª e sábados das 10h às 18h

– Refeitório

Restaurante de Comida Brasileira.

Almoço de Segunda a Sexta das 11:30 às 15h.
Serviço com Entrada, Principal, Sobremesa e Café moído na Hora por R$ 45,00.

Recreio: Nosso famoso Happy Hour de todas as sextas-feiras, das 18h às 23h.

Pequeno Almoço: Todo o primeiro sábado de cada mês o Refê abre as portas para o seu pequeno almoço!
Em vez do nosso tradicional menu, servimos um brunch à mesa, pelos mesmos R$45 por pessoa. Conheça o cardápio desse sábado:
– Ovos caipiras mexidos / – Pães variados / – Queijos / – Manteiga / – Lingüiça de Cordeiro / – Bolinhos Salgados / – Coxinhas / – Dois Tipos de Saladas /- Frutas / – Suco/mate /- Café/chá – Leite /- Bolo (milho e chocolate) /- Geleia – Yogurte / – Mel / – Granola

Aproveite o seu sábado, o serviço começa às 11:30 e vai até as 17h.

INTEGRANTES DA REDE TIRADENTES CULTURAL
• AMEBRAS / Boutique do Carnaval – Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil
• Casa do Choro
• Centro Carioca de Design (IRPH / Prefeitura do Rio)
• Centro Cultural Carioca
• Centro de Arte Maria Teresa Vieira
• Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – Sebrae
• Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (SMC / Prefeitura do Rio)
• Escola de Música Villa Lobos
• Galeria A Gentil Carioca
• Galeria Scenarium
• Refeitório RJ
• Studio–X Rio
• Teatro João Caetano


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s